Entrevista com Góticos #01

Deixarei aqui as respostas de góticos que, por motivos pessoais, não quiseram seus nomes divulgados.


Homem
Como você conheceu a subcultura gótica e o que te levou a fazer parte dela?
Minha mãe é gótica.

O fato de sua mãe ser gótica foi o que te fez entrar no movimento?
Não, ela sempre me deixou livre. Tive minhas escolhas e resolvi segui este caminho.

Algumas pessoas dizem que um gótico já nasce com a alma soturna. Que acha disso?
Com o tempo você vai ganhando conhecimentos e passa a dar valor a eles, então vai se transformando naquilo que se quer. Não se pode nascer gótico.

Você acha que o fato de, as bandas pioneiras como The Cure ou Bauhaus serem bem ouvidas no meio gótico atrapalha os adeptos da subcultura de ouvirem bandas que não são consideradas post-punk?
Não. Isso é muito ortodoxo; você pode ouvir outras variantes.

A moda vitoriana, assim como a fetichista é forte dentro do movimento gótico. Qual sua opinião sobre elas?
A moda vitoriana representa a volta ao tempo clássico, acho isso bem legal. Já a fetichista, demonstra alguns de muitos desejos que as pessoas oprimem. Isso é a moda gótica.

A literatura também faz parte da subcultura. Quais autores você indicaria?
Sthephan King, (Conhecido por sua escrever ficções cientificas e horror) e Edgar Allan Poe (Conhecido com um dos primeiros autores americanos de conto e romance).


 Mulheres
Como vocês conheceram a subcultura gótica e o que as levaram a fazer parte dela?
Conheci sozinha. Vi coisas sobre góticos na TV e pesquisando vi que é bem diferente da imagem que eles passam. Depois conheci alguns amigos que me trouxeram à galeria do rock e aprendi muito aqui.

Eu sempre escutei rock e de todos os gêneros e subgêneros que fui conhecendo, me identifiquei mais com o gótico e assim ficou.

As pessoas nascem com a alma gótica? Algumas pessoas dizem que sim. Qual a opinião de vocês sobre isso?
Não. É tudo uma questão de identificação depois de agregar alguns valores.

Quando criança você pode gostar de elementos góticos não sabendo o que é isso, mas depois que conhece tal coluna e suas diversas formas de expressão, você pode se identificar com algumas delas e ter uma tribo para adentrar.

Vocês acham que as bandas do movimento atrapalham os góticos de ouvirem bandas de outras variantes?
Bom, eu também escuto Guns n' Roses (risos); O fato de você ser gótico não te atrapalha em ouvir ouvir outras bandas.

As pessoas criam padrão para tudo, acham que se você participa de um grupo você deve ser fechado apenas as roupas e músicas dele. Você pode ser gótico e de repente ouvir um heavy metal. O gótico não é fechado, é tanto que dentro dele há "um leque" de estilos, como o Cyber Goth, por exemplo. Nenhum grupo deveria deixar seus membros presos a apenas uma coisa, mesmo com muitas bandas, seria monótono.

O que vocês acham da moda vitoriana?
Demonstrar a feminilidade de um modo clássico, é muito bonito. A moda vitoriana faz isso. Na maioria das vezes uso este estilo na rua, o problema é que as pessoas tem muito preconceito, elas tentam disfarçar, mas o olhar não nega.

O gótico é romântico e no século XIX isto estava em alta, não trouxe apenas a feminilidade a mulher, fez também os homens reconhecerem sua fragilidade e quererem conhecer mais dela, além de se tornarem mais elegantes para poder conquistá-las. Sou um pouco fetish, mas também gosto do Victorian Style. (Risos).



Foram poucas questões, mas deu para perceber o que muitas pessoas sabem, como, que para participar de uma tribo urbana você não precisa se prender totalmente a ela. Se entregar é legal, mas isso não te faz prisioneiro de algo que muitas pessoas inventam regras. E também que cada pessoa adquire o conhecimento de um modo e em tempos diferentes.
(albalupus)

@HailJon

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Conceito que a Sociedade Possui em Relação à Subcultura Gótica

Subcultura Gótica - Origens, Influências e Consolidação

Escultura Gótica

Símbolos na Subcultura Gótica

Cultura Obscura & subcultura Gótica

A Feminilidade e a Ambiguidade

Origem do Termo "Gótico"

Como Funcionam os Castelos

Cultura Obscura - Introdução